Loading...
  • Blog

    Por dentro das novidades

5 tendências do mercado de Transporte e Logística

No Brasil, o desempenho logístico ainda sofre com a falta de infraestrutura. No ranking geral da última edição da pesquisa, realizada em 2018, sobre o Índice de Desempenho  logístico, o país apareceu na 56a posição. Os altos custos logísticos e a falta de segurança nas estradas brasileiras, ocasionando o roubo de cargas, são questões que ainda precisam  e solução. Para inspirar você, relacionamos, abaixo, 5 tendências globais no setor de transporte e logística que asseguram mais eficiência e qualidade nos seus serviços.

Geração de Novos empregos

De acordo com o último relatório apresentado pela Gartner, com as tendências tecnológicas, para os próximos anos, a criação de novos empregos na área de Inteligência

Artificial é uma das principais previsões do mercado para 2020. No setor de transporte e logística, quando aliada a outros sistemas e conceitos como Big Data, Machine Learning e Cloud, a Inteligência Artificial oferece muitas oportunidades de aperfeiçoamento de técnicas e execução de tarefas, como processar grandes quantidades de dados e reconhecer padrões nesses dados. As novas tecnologias, ao contrário do que o senso comum pensava tempos atrás, não causarão perdas de empregos e sim irão demandar novos profissionais com capacidade de análise e percepção. As atividades extintas serão as repetitivas e não as criativas. Com o auxílio da inteligência artificial tarefas operacionais rotineiras deixarão de ser realizadas por humanos, fazendo com que os profissionais foquem em atender melhor os clientes, com a gestão de processos ágeis e enxutos.

Tecnologia Blockchain

Com a premissa de revolucionar o mercado de logística pela transparência e maior inviolabilidade de dados, essa linguagem que surgiu no mercado financeiro com o aparecimento das criptomoedas conquista outros segmentos por sua diversificada possibilidade de aplicação. No setor de transporte e logística confere vantagem competitiva principalmente pela redução de custos e riqueza nas informações.

No Sistema tradicional, cada transportadora, tem seus dados compartilhado uma com a outra em diversas etapas, com o isso a informação para o seller e cliente final chega com um pequeno atraso e é mais difícil de rastrear a carga. Já no modelo de Blockchain, a idéia é conectar todos os envolvidos no processo em uma mesma rede de dados, assim, a mesma informação chega em tempo real para o seller, cliente e transportador e a consulta de qualquer fase do pedido fica mais rápida e fornece uma experiência mais completa para o usuário.

Análises Inteligentes de dados

De acordo com um estudo realizado pelo Fórum Econômico Mundial (World Economic Fórum – WEF), as ferramentas de Analytics irão colocar os dados no centro dos processos de logística, ajudando a reduzir os custos e aumentando a eficiência da operação. Soluções inovadoras devem oferecer uma melhor precisão no gerenciamento integrado das informações e nas análises de resultados para tomadas de decisão ainda mais estratégicas. Novas plataformas digitais com mais alcance, e interação, como a realidade virtual, devem surgir para facilitar as operações de exportações, por exemplo, uma vez que as informações se adequarem, automaticamente, as leis de cada país. Nesse cenário, é possível tornar seu negócio mais inteligente adquirindo ou criando um sistema de gestão automatizado de frotas, que permite o mapeamento das rotas e calcula as variáveis para  reduzirem os custos operacionais. Além de monitorar o veículo em tempo real, agregando valor e eficiência ao processo logístico.

Uso de Dispositivos autônomos

A adoção de caminhões autônomos e a entrega de mercadorias por drones chegam para aumentar a eficiência no processo de entrega do setor de transporte e logística. Embora isso não deva acontecer no Brasil de forma massiva, pelos próximos anos, as empresas desse segmento devem estar atentas a essa evolução. Caminhões autônomos são mais  rápidos, menos poluentes e mais seguros. Além de serem mais econômicos em relação a combustível e manutenção de peças. Já os drones oferecem a capacidade de entregar mercadorias com mais agilidade para pequenas e médias distâncias e ainda em áreas remotas.

É hora de mudar e fazer diferente

Agora que você já conhece quais as principais tendências do setor de transporte e logística que devem impactar o mercado no próximo ano, que tal investir em novas tecnologias?  Afinal, diferentemente do que muitos pensavam, a inovação e a Inteligência Artificial criarão além de novos empregos, novas oportunidades de negócios para a sua empresa. Analise as possibilidades apresentadas e veja como utilizar soluções inteligentes em suas rotinas produtivas de trabalho para potencializar os resultados. Para conhecer outras  ideias criativas e inovadoras no segmento de transporte e logística, acesse nossos cases e acompanhe nossos conteúdos também pelas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um motorista
Entrega Já.

Venha trabalhar com a gente.

Quero fazer parte
2018 ©

Fale conosco

[email protected]
Rua Flórida, 1758 conj 91 - Cidade Monções
São Paulo - SP - CEP: 04565-001
(11) 3090-3396 (Provisório)