Loading...
  • Blog

    Por dentro das novidades

Inovação: usando a tecnologia no a seu favor.

Inovação: usando a tecnologia no a seu favor.

Escrito por Entrega Já
em 10 de junho de 2019.

A tecnologia e a logística andam juntas, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de soluções que ajudam a otimizar os processos. Empresas de todos os segmentos buscam formas de se tornarem mais eficientes, tornando os resultados mais satisfatórios e garantindo maior qualidade para os clientes.

Por este motivo, conhecer as tendências de transporte e logística para 2019 é fundamental. Afinal, entender melhor sobre as principais tecnologias irá contribuir para que você possa adotar as melhores estratégias com finalidade preventiva e corretiva e, assim, garanta um serviço eficiente. Pensando nisso, separamos algumas tendências que prometem impactar o setor em 2019. Confira!

Dispositivos autônomos

A inserção de máquinas independentes torna-se cada vez mais real no mercado de transportes. São diferentes ferramentas capazes de realizar ações sem a presença direta de uma pessoa. Atualmente, na logística, já existem alguns tipos de tecnologias inteligentes que executam atividades importantes para uma empresa, como:

  • drones para entregas;
  • robôs para separação de mercadorias;
  • veículos autônomos.

O veículo autônomo ganhou força depois que empresas como a Google e a Microsoft anunciaram que estavam criando seus próprios projetos de carros sem motoristas. A ideia principal é permitir que os veículos sejam controlados a distância ou de forma independente, juntando vários recursos tecnológicos que coletam dados sobre o ambiente e decidem qual é a melhor alternativa a ser tomada ao longo de uma viagem.

A implementação desse tipo de recursos traz muitas vantagens para as empresas logísticas, como redução dos custos na contratação de motoristas, aumento da eficiência nas entregas e baixos riscos de acidentes.

Entrega antecipada

Patenteada pela Amazon, é uma das principais tendências de transporte e logística para 2019 por consistir nas primeiras movimentações da mercadoria, antes mesmo de o cliente finalizar a compra.

Isso é possível devido a algoritmos capazes de reconhecer padrões de certos clientes. Caso eles percebam uma grande possibilidade de compra, o item é encaminhado para o centro de distribuição mais próximo do possível comprador. Isso diminui o tempo de espera e aumenta a satisfação do cliente.

Big Data

É uma tendência relacionada ao grande volume de dados que são gerados todos os dias por empresas e clientes. Reunir e analisar tudo é um trabalho cansativo e complexo. A companhia que conseguir processar tantas informações, inicialmente desconexas, e transformá-las em insights para auxiliar na tomada de decisões vai ficar à frente da concorrência.

No setor de logística, essa ferramenta pode, por exemplo, encontrar padrões e realizar muitas análises preditivas que vão gerar economia nos gastos de operação e aumento da possibilidade de propiciar ao consumidor uma experiência satisfatória.

Logística reversa

Trata-se de uma prática desenvolvida pelo ramo com o objetivo de assegurar que as embalagens plásticas e resíduos de produtos tenham a destinação apropriada. Ou seja, é uma ação de recolhimento, só que partindo do consumidor final para o lugar de origem.

A Lei no 12.305/10 foi publicada no Brasil com a finalidade de obrigar as empresas a dar o fim adequado aos resíduos sólidos, buscando sempre a preservação do meio ambiente. Como a regra versa sobre todos os serviços relativos a uma marca, até aqueles que já foram distribuídos, foi necessário elaborar estratégias para se adequar. Nesse momento, surgiu a logística reversa.

Assim, as instituições passaram a usar os mesmos veículos de entrega para o recolhimento do material. Na prática, se tornou algo lucrativo, já que o transporte voltaria vazio para o ponto de partida. Essa medida está relacionada às melhores técnicas de reutilização e reciclagem, já que muitos resíduos podem ser reaproveitados, originando outros objetos úteis.

Sustentabilidade

O mercado de logística tem realizado movimentos relevantes para diminuir a emissão de carbono e firmar compromissos para reduzir os impactos nocivos no meio ambiente. Além disso, os clientes estão cada vez mais conscientes e compromissados com organizações que buscam realizar suas atividades de forma sustentável.

Quem adere ao programa tem ganhado um papel de destaque no mercado e conquistado um diferencial entre os concorrentes.

Por isso, ações importantes e inteligentes já estão sendo trabalhadas na busca pela sustentabilidade e, consequentemente, redução de custos, como: compartilhamento de fretes, otimização de rotas, manutenção regular dos caminhões, fazendo com que emitam gases menos nocivos, entre outras.

Monitoramento em tempo real

Um dos grandes desafios da logística no passado era o acompanhamento do trajeto dos veículos, principalmente pelo fato de a maior parte do contato entre empresa e motorista só ocorrer em alguns pontos de parada.

Nos dias atuais, com as soluções existentes, já é possível monitorar o transporte de cargas em tempo real. GPS nos veículos e até mesmo aplicativos de celular são algumas tecnologias usadas com esse objetivo.

Como tendências para os próximos períodos, vislumbra-se maior simplicidade de gestão, como novos sistemas sendo criados diretamente para os veículos. Além disso, a contribuição do consumidor no acompanhamento também é uma questão natural, propiciando maior transparência do serviço e viabilizando que ele veja o status atual da sua entrega.

Essas são apenas algumas tendências de transporte e logística para 2019. Como pôde ser visto, a tecnologia vem desempenhando um papel importante para o setor. Por isso, é essencial investir na automatização dos processos e no que há de mais novo no mercado.

Se você gostou desta leitura, não deixe de compartilhá-la agora mesmo em suas redes sociais, para que seus amigos entendam melhor sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um motorista
Entrega Já.

Venha trabalhar com a gente.

Quero fazer parte
2018 ©

Fale conosco

[email protected]
Rua Flórida, 1758 conj 91 - Cidade Monções
São Paulo - SP - CEP: 04565-001
(11) 4619-3006