Loading...
  • Blog

    Por dentro das novidades

O que é API? Como funciona? Para que serve?

Você sabia que nós do Entrega Já trabalhamos com sistema de API? Mas o que significa API? Como funciona na prática?

Para que seja possível crescer e manter a competitividade em um ambiente tão disputado quanto o do comércio eletrônico, é fundamental que os gestores estejam por dentro do contexto tecnológico que envolve o setor. Nesse sentido, um dos principais pontos que merecem ser destacados é a importância de conhecer os tipos de API para e-commerce.

As APIs são um tipo de “ponte” que conectam aplicações, podendo ser utilizadas para os mais variados tipos de negócio, por empresas de diversos nichos de mercado ou tamanho, proporcionam a integração entre sistemas que possuem linguagem totalmente distintas de maneira ágil e segura.

Uma API com centenas de transportadoras. Com apenas uma integração, você passa a contar com as melhores empresas de transporte de cargas. Economizando tempo e recursos que seriam necessários para utilizar transportadoras de maneira convencional.

Com o propósito de melhorar o controle e o acompanhamento das entregas, as APIs de logística já se transformaram em uma obrigação para boa parte dos lojistas. Apenas para esclarecer o porquê disso, saiba que essa solução realiza o rastreamento dos pedidos, da compra à chegada da mercadoria.

Não o bastante, a tecnologia também pode ser programada para informar os clientes sobre o status do pedido. Há diversos recursos disponíveis e que certamente trarão benefícios para ambas as partes: vendedores e compradores.

Imagine ter à disposição os preços praticados pela concorrência, tudo em tempo real e de forma automática. Isso seria algo bastante interessante, não concorda? Pois bem, as APIs de comparação de preços foram criadas justamente com essa proposta.

Em relação ao funcionamento, não há segredo: a ferramenta disponibilizará relatórios comparando os seus preços aos dos concorrentes. Simples assim. No que se refere à frequência, é você que definirá isso nas configurações da API.

Antes de concluirmos, não poderíamos esquecer de mencionar as melhorias de performance que essas tecnologias trazem para o comércio eletrônico. Como você acabou de ver, as APIs podem ter diversas utilizações, cada qual com suas próprias contribuições.

De uma forma geral, pode-se obter as seguintes vantagens:

  • redução de custos operacionais;
  • inovações;
  • aumento das taxas de conversão;
  • maior segurança nas transações;
  • otimização das tomadas de decisão.

 

Por fim, compreenda que, sem a utilização das APIs, crescer será uma tarefa um tanto quanto árdua. Portanto, se você ainda não a utiliza no seu negócio, comece a pesquisá-la agora mesmo.

 

E então, o que achou deste artigo? Gostou?  Aproveite para baixar nosso app. Obtenha mais informações agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um motorista
Entrega Já.

Venha trabalhar com a gente.

Quero fazer parte
2018 ©

Fale conosco

[email protected]
Rua Flórida, 1758 conj 91 - Cidade Monções
São Paulo - SP - CEP: 04565-001
(11) 4619-3006