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O que nos aguarda ano que vem?

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer imensamente por você estar aqui. Passamos o ano inteiro testando novas tecnologias para trazer insights e novidade para vocês: como melhorias, integração no nosso app!

E essa é uma excelente oportunidade para agradecer a sua confiança em nossos profissionais e para dizer que temos muita honra em ter você como nosso cliente.

Reunimos algumas tendências em e-commerce até 2020.

De olho no mobile

A pesquisa “Análise do E-commerce no Mundo” realizada pela Criteo em 2018 apontou que as vendas mobile respondem por mais de 50% das transações online em grande parte do mundo, sendo que os apps têm se mostrado uma oportunidade de mercado.

Fonte: Criteo, 2018

Isso significa que a sua empresa deve preparar o seu site para as vendas via smartphone e demais dispositivos móveis para aproveitar as oportunidades de negócio em todos os ambientes virtuais. E se a sua loja ainda não possui app, é bom pensar nessa possibilidade, já que a taxa de conversão de vendas é 3x maior nos aplicativos em relação ao mobile web.

Eu, robô: a expansão dos assistentes virtuais

Na busca da rapidez e praticidade, os consumidores se acostumaram rapidamente com o atendimento realizado por chatbots automatizados e bots de atendimento inteligentes. Por outro lado, as empresas têm adorado essa situação, já que os bots além de agilizar os atendimentos e resolução de soluções, também diminuem o fluxo de solicitações repetidas – e mais simples – que chegam ao SAC da empresa.

Neste sentido, apostar na utilização de bots de atendimento é uma estratégia interessante, que pode poupar tempo e dinheiro de sua empresa. E mesmo que ainda não tem caixa para realizar investimentos altos neste setor, algumas soluções gratuitas ajudam no seu atendimento empresarial oferecendo respostas prontas – não inteligentes como o dos bots dotados de inteligência artificial – ao consumidor agilizando o atendimento inicial, como é o caso do Whatsapp business ou o Facebook para empresas.

Compra lá, busca cá: otimizando a logística de entrega

Num país com dimensões continentais como o Brasil e que não possui uma rede de transportes variada e suficiente a logística é um problema sério e que muitas vezes impede que a sua marca alcance os consumidores que moram distante dos centros urbanos.

Para resolver essa questão as empresas têm investido cada vez mais na otimização do processo de logística através da utilização de “pontos de retirada” de mercadoria. Isso diminui o preço do frete e torna a compra do produto mais acessível para o consumidor e menos complicada para as empresas.

Ao mesmo tempo surge um novo modelo de negócio, em que a descentralização do processo de logística e interconexão entre o mercado on e offline está cada vez mais presente. Até mesmo os Correios têm investido nesta tendência aumentando os pontos de retirada em todo o Brasil.

É importante observar o comportamento do consumidor e se adaptar às novas tecnologias que surgem para facilitar a vida do cliente.

Faça pesquisas, mantenha-se informado e acompanhe as transformações de perto para não ficar para trás. Fazendo isso, sua loja terá uma chance muito maio de continuar competindo no jogo do mercado de e-commerce.

 

E lembre-se: “Quando o processo está certo, os resultados virão. Não se esqueça disso!”

 

Agora conta para a gente: o que você acha que acontecer durante o ano de 2020?

Vou ficar esperando sua resposta. 😉

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